Entidades e força-tarefa trabalharão juntas para tentar conter os casos de Covid-19

28/01/2022

A CDL Concórdia através do gestor, Valmir da Costa, esteve participando na tarde de ontem (27/01), na sede regional da Defesa Civil, de reunião com a equipe da força-tarefa de enfrentamento à Covid-19.

O encontro que reuniu representantes de diversas entidades como ACIC, FIESC e Mitra das duas paróquias da cidade, teve como finalidade discutir a situação da pandemia na região, que infelizmente nas últimas semanas foi agravada com o elevado número de casos. O consenso é que este momento da pandemia exige prudência e que a responsabilidade de conter o avanço dos casos é de todos os cidadãos.

Segundo Costa o período gera atenção, e cuidados por parte da classe empresarial, assim como da comunidade. “Estamos pedindo a compreensão de todos para continuarmos com as atividades. A pandemia da Covid permanece, além de outras doenças respiratórias que merecem atenção. Desde março de 2020 trabalhamos ao lado do poder público, em busca de soluções e equilíbrio. Não queremos mais vivenciar situações inesperadas que provocam impactos drásticos à cadeia produtiva. Vamos fortalecer juntos o compromisso de seguirmos com as ações de biossegurança com o uso da máscara, álcool e gel, e ventilação correta dos ambientes. Ciente da nossa missão de desenvolvermos as empresas, contamos mais uma vez com a colaboração da sociedade”.

A explosão de contaminações que ocorreu a partir deste mês, com mais de 2400 novos casos desde 30 de dezembro, totalizando mais de 900 casos ativos, está sobrecarregando o sistema público de saúde, especialmente as unidades básicas que prestam atendimento e realizam a testagem da população. Isso também resulta na infecção dos próprios profissionais que estão na linha de frente, causando o afastamento e comprometendo o serviço diário.

Durante a reunião ficou acordado que as instituições irão reforçar as medidas de prevenção, como o uso de máscara, álcool gel e melhorar a ventilação de ambientes. Outro assunto levantado é que, nas próximas semanas, os eventos programados que possam ser adiados, sejam remarcados para evitar aglomeração. Neste sentido, a Prefeitura já havia suspendido, nos últimos dias, os eventos públicos, dentre eles os Jogos de Verão e o Interiorano, por entender que os eventos deste porte oferecem risco. Ainda a força-tarefa recomendou que os eventos públicos continuem suspensos.

Todas as medidas são estratégias para tentar dar um “fôlego” ao sistema de saúde, pois nos próximos dias poderemos ter o pico de casos, se levarmos em consideração países que passaram por situações semelhantes e compararmos os números. Como a nova variante é mais contagiosa, mas menos agressiva, a maioria dos pacientes que procuram atendimento cumprem o isolamento em casa. A intenção de reforçar as ações de biossegurança e conter novas infecções, assegurando assim que o serviço de saúde continue atendendo a demanda de forma eficiente, oferendo o melhor atendimento e tratamento aos pacientes.

Com informações e fotos: Lana Vargas ASCOM Prefeitura de Concórdia