Conta de luz ficará mais cara, energia solar como possiblidade de aliviar a escassez

01/09/2021

A Creg (Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética), formada pelo Governo Federal para enfrentar a crise hídrica, anunciou na terça-feira (31/08) que determinou à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a implementação de bandeira inédita da conta de luz, chamada de bandeira “Escassez Hídrica”, que trará aumento de 6,78% na tarifa média.

A nova taxa será de R$ 14,20/100kWh, quase 50% acima da bandeira atual, e valerá para todos os consumidores de 1º de setembro de 2021 a 30 de abril de 2022. As exceções ficam por parte dos moradores do estado de Roraima e os cidadãos de baixa renda que aderem à tarifa social da conta de luz.

Com a pior situação nos reservatórios de hidrelétricas, a produção de energia limpa a solar surge como uma grande possiblidade de aliviar a escassez e reduzir os impactos da crise hídrica. Dentro deste contexto, a CDL e ACIC Concórdia em parceria com a PGS Programa de Geração Solar estão oferecendo aos associados, colaboradores e dependentes a oportunidade de gerar a sua própria energia de forma renovável, através de um Plano de Assinatura de Energia Solar, na qual você adquire créditos que chegaram na sua residência ou empresa pela mesma rede, sem custos de instalações ou taxas.

De acordo com o presidente da CDL, Gabriel Sabino, a geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos é uma importante ferramenta para reduzir a demanda por eletricidade no país. “Energia limpa e acessível, antigamente a instalação dos equipamentos para geração de energia solar era caro, hoje por exemplo com as entidades é possível fazer a instalação das placas, criando uma usina com desconto de 20%, ou essa possiblidade de reduzir de imediato 15% na fatura com o Plano de Assinatura de Energia Solar CDL, ACIC e PGS. Este é o momento de aproveitarmos essa vantagem e gerarmos a nossa própria energia sem grandes custos. A geração compartilhada já é realidade em Concórdia e queremos transformar juntos este movimento”.

Este novo reajuste contraria decisão da própria Aneel, anunciada na última sexta-feira (27), de manter a conta de luz no patamar da bandeira vermelha, que cobra taxa adicional de R$ 9,49/100kWh. O governo justificou o aumento por conta do alto custo de geração de energia através das usinas termelétricas, de alto custo e que substituem as hidrelétricas neste momento de seca.

A gravidade da crise hídrica atinge fortemente os consumidores, aumentando os custos de vida, em um período que é considerado delicado na economia do país em função dos inúmeros problemas trazidos pela pandemia. Economistas e analistas avaliam que o aumento pode ser ainda mais significativo em 2022.