CDL e Sindilojas sugerem horário de atendimento para as empresas

20/03/2021

A CDL Concórdia e o Sindilojas Concórdia buscando ajudar e organizar a classe lojista e empresarial, neste momento de ajustes em função do novo Decreto Estadual anunciado na noite de ontem, dia 19, às 22h30min em que estabelece até às 6h da segunda-feira, dia 5, de abril atendimento para o comércio de rua (em geral) das 10h às 20h, definiu em reunião virtual na tarde deste sábado, dia 20, sugerir um horário para as empresas, auxiliando principalmente na organização dos consumidores.

A sugestão das entidades é de trabalho das 10h às 12h30min, retornando as atividades às 13h30min e encerrando às 19h. CDL e Sindilojas ainda pontuam que cada empresa pode se adaptar, como achar conveniente dentro das suas necessidades e possiblidades de atendimento, respeitando o horário das 10h até às 20h, seguindo sempre as normas da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), tais como não exceder a 8 horas diárias de trabalho por colaborador e nem as 6 horas ininterruptas sem intervalo em um dos dois turnos.

Para o presidente da CDL, Gabriel Sabino, o mais importante é a manutenção das atividades do comércio em geral, mesmo com ajustes. “Precisamos seguir as novas regras de funcionamento para que o comércio permaneça aberto e não feche por 14 dias como já foi cogitado. O ajuste será temporário e por isso pedimos a colaboração de todos, empresários e colaboradores precisam se ajustar para que os prejuízos não sejam maiores. Sim, o novo Decreto nos pegou de surpresa pois no início falávamos de atendimento das 8h às 17h. Mesmo assim com essa informação anunciada no final da noite de sexta-feira, nosso objetivo quanto entidades é de organização, para que o cliente também não fique confuso sobre os horários em Concórdia. Mas claro destacamos, que cada empresa pode se ajustar no período cumprindo as leis de trabalho”.

O presidente do Sindilojas, Leocergio Sartuti, também compartilha da mesma ideia e reforça a importância deste alinhamento das duas entidades em prol de um bem maior a sobrevivência das empresas e dos lojistas. “Com a sugestão as empresas não devem ultrapassar as 8 horas e isso não ocasionará em custos. Quem puder trabalhar por escalas, por exemplo, poderá trabalhar até às 20h. Também vamos analisar no decorrer outros pontos como nos próximos dois sábados que inclusive são importantes para o varejo, pois sinalizam a proximidade de uma importante data que é a Páscoa”, finaliza.

Confira o decreto na íntegra: