CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC
CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC

Notícias

Comércio em geral retorna as atividades amanhã com restrições para Covid-19

02/03/2021

O prefeito, Rogério Pacheco, anunciou em coletiva na tarde desta terça-feira (02/03), o retorno gradativo das atividades consideradas não essenciais, a partir das 6h de amanhã (03).

Pacheco destacou que, em conversa com equipe técnica que atua no enfrentamento da Covid-19, houve uma melhora significativa no número de pacientes que contraíram a doença e que entende que o problema neste momento não está no funcionamento do comércio.

O comércio em geral, amparado pela CDL Concórdia, terá como retornar suas atividades seguindo algumas restrições para ajudar a combater o coronavírus e o não agravamento da área da saúde no município. “Compactuamos com o fechamento de quatro dias e entendemos os posicionamentos científicos para tal medida, mas não podemos permanecer fechados por muito tempo, em função que entramos em início de mês e que infelizmente muitas empresas estão com dificuldades de manter suas portas abertas desde o início desta pandemia em março de 2020. Não queremos pessoas doentes e nem mortos, nem Hospital lotado e nem profissionais da área da saúde exaustos e sofrendo, mas entendemos que a culpa da propagação neste momento não está nos comerciantes que seguem as medidas e sim na própria população que não consideram o perigo. As pessoas continuam agindo de maneira bem inconsequente, sem usar máscara, com as festas e encontros nas casas, sítios e lugares mais retirados e viagens. Infelizmente este tipo de comportamento levou ao agravamento da situação. O lockdown não foi para todos, o que não faz sentido o esforço de alguns e a manutenção de outras atividades que entendemos como não essenciais. O sentimento dos lojistas foi de injustiça, pois em alguns estabelecimentos o número de clientes durante um dia não chega a 10. Estamos preocupados com tudo e trabalhando incansavelmente para ajudarmos com as decisões do comitê de enfrentamento. O Hospital continua sendo um termômetro e esperamos diminuir os números a partir dos próximos dias, convocando inclusive os nossos empresários a não descuidarem das medidas”, avalia o presidente da CDL Concórdia, Gabriel Sabino.

As atividades escolares, assim como academias, bares, casas noturnas, similares, templos e igrejas permanecem fechadas até na segunda-feira (08), em função também do Decreto Estadual com restrições no fim de semana. A ideia é retornar as aulas na segunda-feira. Para manter a segurança de todos a intenção da administração é de reforçar a fiscalização.

Os empresários terão que controlar a ocupação dos estabelecimentos comerciais que terão que trabalhar com a capacidade de 50%, incluindo comércio e também os restaurantes estes o atendimento deverá ser até às 15h presencialmente e após por delivery até às 23h.

A entidade ainda destaca que está em vigor o Decreto Estadual 1.162 de sexta-feira (26), suspendendo em todo o território o funcionamento de serviços não essenciais também neste fim de semana das 23h da sexta (05) até na segunda-feira (08) às 6h. Os protocolos de saúde, previstos na publicação tem como finalidade desacelerar a curva do contagio da doença em momento de alta da ocupação dos leitos clínicos e das UTIS em Santa Catarina.

Confira o Decreto abaixo:

Fonte: Jornalista Responsável: Fabiana Passarin – ASCOM CDL Concórdia