Prefeitura confirma fechamento de atividades não essenciais

26/02/2021

Entidade lamenta a decisão, mas entende o momento de colapso na saúde. Pela vida das pessoas, pelas empresas e pelos empregos. Para isso, sigam todas as medidas nos próximos dias.

A Prefeitura de Concórdia anunciou em coletiva de imprensa virtual na manhã desta sexta-feira (26/02), o lockdown parcial a partir de amanhã (27), retornando as atividades na quarta-feira (03) a partir das 6h. A decisão foi tomada como uma ação de emergência em função do aumento do número de casos da Covid-19 e possível colapso na saúde com a falta de leitos no Hospital São Francisco e carência de profissionais na área da saúde. A intenção da medida é evitar problemas maiores como acontece em cidades vizinhas como Chapecó e Xanxerê inclusive infelizmente com elevação do número de óbitos.

A CDL Concórdia desde o início manifestou-se contrária a decisão, pois entende que não foi no comércio que o vírus se propagou, e sim em eventos e festas clandestinas, assim como nas ruas com pessoas sem máscaras, mas que diante de dados científicos e de possível falência na área da saúde não pode compactuar com a continuação das atividades. “A entidade sempre se manifestou contra o fechamento por completo das empresas, mas neste momento diante do que nos foi apresentado da gravidade na saúde avaliamos como melhor fecharmos por dois dias úteis do que mais para a frente necessitarmos fechar por 10, 15 ou até 27 dias como foi em março do ano passado. A CDL espera que com a medida seja realmente possível baixar os números de internações e logo voltarmos as atividades com cautela e preservação da vida, na qual também impacta no lado econômico. Pedimos que sigam as medidas até na quarta-feira pela manhã. A medida só vai ter efeito se fizermos muito bem a nossa parte. Pense na sua família, nos seus amigos e no seu emprego”.

Além do fechamento do comércio em geral (na qual deve valer o Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE principal da empresa), o comitê retorna ações como a desinfecção dos espaços urbanos que será realizada no período da noite.

O transporte coletivo será paralisado neste período. Os supermercados terão restrições, serão anunciados termos de controle, com higienização e taxa de ocupação com ampla fiscalização. O comitê ainda reforça o disque denúncia em caso de eventos, encontros e festas clandestinas do 190.

Como serviços essenciais ficam autorizadas os serviços de saúde incluindo farmácias, serviço médico em consultório e hospital, segurança pública, defesa civil, transporte de passageiros por taxi e aplicativo, telecomunicações, serviços funerários, postos de combustíveis e supermercados. Produção, comercialização e entrega presencialmente ou por meio eletrônico de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas, sendo assim delivery liberado. Clínicas veterinárias e agropecuárias, imprensa e advogados e contadores que não puderem ser por meio remoto.

Reuniões familiares, igrejas e templos fechados, assim como bares, casas noturnas, restaurantes e similares, as academias, cinemas e eventos esportivos também seguem paralisados, assim como eventos sociais e clubes. As escolas igualmente permanecem fechadas no período de quatro dias até nova avaliação sanitária.

A paralisação será aplicada em todas as cidades que compõe a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). O Decreto começa a valer a partir da tarde de hoje às 18h.

O Governo do estado também anunciou na noite de ontem (25), um novo decreto na qual para conter o vírus ficam suspensos das 23h desta sexta-feira (26) até às 6h da segunda (1º). Medida também será aplicada no próximo fim de semana para tenta frear a propagação em Santa Catarina.

Veja abaixo Decreto do município com os detalhes. Em caso de dúvidas estamos à disposição.

Anexo:
Decreto Municipal 26/02/2021