Varejo de Concórdia aponta crescimento nas vendas do Natal 2020

30/12/2020

Segundo levantamento realizado pela CDL Concórdia com 52 associados dos mais diferentes ramos de atuação, as vendas de Natal de 2020 para 59,6% dos consultados foi de acréscimo em comparação com o ano anterior. Para 34,6% o aumento foi superior a 10%, para 21,2% sinalizaram que as vendas se mantiveram entre 3 a 5%, 19,2% indicaram elevação entre 5 até 10% e 17,3% falaram em queda.

Em relação ao ticket médio 50% disseram ter sido de R$100 até R$250, 26% entre R$50 até R$100 e 12% de R$50 até R$500. Sobre os produtos mais procurados para presentear na data, que é a mais expressiva do varejo brasileiro destaque sempre para o setor de vestuário e calçados com 37,3%, seguidos dos acessórios e artigos para o lar com 15,7%, as joias, óculos e decoração 9,8% também aparecem como itens de desejo.

Para um dos diretores de campanha de vendas, Vanderlei Dal Zot, o ano de 2020 foi certamente um dos anos mais difíceis para o varejo, a pandemia provocou grandes dificuldades, mas o Natal mesmo diante da circunstância adversa trouxe recuperação para o setor. “Nossas empresas se ajustaram no meio do caminho e demonstraram tamanho poder de resiliência, muitas empresas apostaram em novos nichos de mercado, outras ajustaram a forma de se relacionar com o cliente, outras apostaram forte no condicional e delivery, cada uma com a suas particularidades felizmente encontraram um novo caminho para continuar. Tivemos sim o fechamento de alguns estabelecimentos, mas em compensação tivemos a abertura de vários também no comércio”.

Referente a forma de pagamento mais utilizada entre os consumidores ênfase para 38,5% dos que responderam a pesquisa o cartão de crédito, 26,9% crediário próprio, 23,1% à vista no cartão e 11, 5% à vista em dinheiro. Além disso, de acordo com os empresários a maior movimentação ocorreu na semana que antecedeu a celebração natalina.

As vendas para os encontros de fim de ano, mesmo com as restrições de não aglomeração em função do aumento de casos do coronavírus, da mesma forma sinalizam um ótimo período para os supermercados, padarias e restaurantes, que inclusive apostam na entrega dos itens para ceia de ano novo para melhorar o fluxo dos negócios.

Em relação ao site Compras Concórdia uma vitrine de ofertas coletivas das empresas da cidade e sem custos aos associados da entidade, a pesquisa na plataforma e interação com os clientes do mesmo modo aumentou de maneira significativa, sendo que a ideia é transformar a plataforma em 2021 em um e-commerce.

Após a campanha de Natal a CDL sinaliza a realização da 1ª edição da Liquida Tudo Concórdia especial de verão no período de 25 a 30 de janeiro de 2021 e o incentivo em dois Dia + de compras, o primeiro será logo no sábado (09) e o segundo encerrando a Liquida Tudo no sábado (30), com atendimento nas lojas até mais tarde às 17h.