Covid-19 mostra a importância do digital. CDL inova e lança serviços

26/05/2020

Daqui alguns anos quando a história buscar os acontecimentos de 2020 o Covid-19 certamente será o protagonista, na lista dos impactos ocasionados pelo vírus estará a crise na economia, no varejo e prestadores de serviços.

A mudança drástica nos hábitos de comportamento dos consumidores no planeta será o centro da atenção dos estudos. O coronavírus que começou na Ásia, se espalhou pela Europa e depois atingiu o Ocidente, chegou como um duro golpe nas empresas.

No Brasil são vários os setores impactados, além do varejo um dos que mais sofre mesmo com a retomada das atividades, está o turismo, eventos, educacional e de transporte que seguem paralisados sentindo grandes prejuízos em função da quarentena, lockdown, isolamento social, em fim são tantos os termos e formatos adotados para conter o vírus.

A estimativa de grandes prejuízos para o setor em Concórdia fez com que a CDL Concórdia que representa hoje 33% dos empreendedores investisse em novas possibilidades dentro do digitalizar. Diante disso, a entidade iniciou ainda no período de fechamento de quatro semanas das empresas entre março e abril em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), o tabloide eletrônico comprasconcordia, na qual as empresas postam no site gratuito ofertas de produtos e serviços. Através da plataforma consumidores interagem com as empresas através das ferramentas de internet como WhatsApp, Instagram, Facebook ou telefone. A ferramenta vem sendo aprimorada e deverá ser um e-commerce das empresas de Concórdia.

Além disso, foi criado o CDL Serviço que conecta prestadores de serviços com quem precisa ambas as novas ferramentas são sem custos com suporte do time comercial da entidade.

Frente a uma pandemia sem precedentes na história que deixará marcas comparadas com a Segunda Guerra Mundial a CDL foi além e lançou de imediato uma campanha de Prêmios gratuita para estimular duas importantes datas como Dia dos Namorados (12 de junho) e Dia dos Pais (9 de agosto). Serão 108 consumidores contemplados com vale-compras de R$300,00 instantâneo através de sorteio digital pelo Aplicativo Sorteio CDL ou site.

A CDL está atuando para apoiar ainda o esforço contra o coronavírus também com olhar voltado para a responsabilidade social através da arrecadação de alimentos em duas campanhas uma em parceria com a Ordem dos Advogados de Concórdia – 8ª Subseção e outra com a Rádio Atual FM.

A entidade acredita que as incertezas em função da doença que ainda não possui cura ou vacina fez com que o processo de digitalização nas empresas precisasse ser acelerado. As transações virtuais até em relação aos pagamentos foram reconsideradas por muitos empreendedores e ajudou a amenizar os impactos de tantos dias de fechamento.

Mas entendendo que as empresas precisam de um ponto de equilíbrio entre o físico e digital a CDL incentiva e pontua a rigorosidade das empresas seguirem as medidas de segurança sanitárias no atendimento, com obrigatoriedade da máscara, uso do álcool em gel 70%, higienização constante e arejar o ambiente corporativo, distanciamento sinalizado entre colaboradores e clientes, entre outras regras que estão seguindo com cautela pelos empresários da região que prezam pela saúde das pessoas.