Comércio de Concórdia fecha por sete dias

18/03/2020

Após o Decreto do governo de Santa Catarina, anunciado na noite de ontem (17/03) estabelecendo estado de emergência por conta da pandemia do coronavírus a CDL Concórdia criou uma Comissão Interna de enfrentamento e esteve reunida no início desta manhã (18) para deliberar sobre as medidas que devem ser tomadas a partir de agora.

À medida que foi anunciada durante entrevista coletiva após a confirmação de que há casos de transmissão comunitária da doença no Sul do estado delibera sobre a suspensão de: atividades e serviços privados não essenciais, como academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral suspensos por sete dias. As novas regras no estado passam a valer a partir da publicação do decreto nesta quarta-feira e já está em vigência. O mesmo ainda proíbe a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro pelo mesmo prazo.

A entidade através de orientação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas FCDL/SC compreende a necessidade e a relevância das medidas, ainda que terão reflexos negativos ao varejo e as empresas. “O mais importante é a preservação da saúde pública e para isso precisamos evitar a aglomeração de pessoas para que a doença seja contida. A orientação é que se cumpra o decreto, posteriormente buscar meios e ações para amenizar os prejuízos que serão sentidos nesse período ”, explica o presidente da CDL Concórdia, Rogério Cecchin.

A recomendação é que as empresas organizem um plano de trabalho para os próximos dias. Sobre a insegurança jurídica ainda há pontos que serão avaliados. A entidade também reforça as medidas de fiscalizações por parte dos órgãos de segurança como é o caso da Polícia Militar que irá fiscalizar o não cumprimento do decreto na íntegra em todas as cidades do estado. O decreto Municipal dispõe no mesmo sentido do decreto Estadual quanto à necessidade da paralisação das atividades.

A justificativa é em decorrência que a manutenção das atividades do comércio poderia impactar negativamente no sistema de saúde. Todos estão preocupados com as consequências e o varejo é um deles assim como as demais empresas. Pedimos cautela neste momento pois não temos um caso confirmado. E a entidade que representa hoje mais de 1.080 empresas ressalta o seu papel de orientação, por isso estamos à disposição dos associados através do contato telefônico. “Sim a nossa economia terá efeitos negativos, mas vamos superar mais esse momento difícil com planos de ações bem estruturados. A entidade inclusive está dias trabalhando em planos de contenção desta crise que esperamos ser breve”, enfatiza Cecchin.

No Decreto ainda estão suspensas as atividades de circulação de veículos de transporte urbano municipal, intermunicipal, interestadual de passageiros; atividades e serviços públicos não essenciais, nos âmbitos federal, municipal e estadual; a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, mediante regulamentação por portaria específica.

Os serviços considerados essenciais, como os funerários, de saúde, farmácias, mercados e supermercados, postos de combustíveis e distribuição de gás e água, serão mantidos.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC divulgou nota sobre manutenção dos atendimentos médico veterinários (consultórios, clínicas e hospitais), em exclusivo para urgência e emergência; os serviços não essenciais como estética animal devem ser fechados.

Ficam suspensos por 30 dias:
• Eventos e reuniões públicos e privados de qualquer natureza, como excursões, cursos, missas e cultos religiosos

Sul do estado
• Na região, onde foi identificada a transmissão comunitária, além de todas as restrições acima, as indústrias deverão operar com a capacidade mínima necessária.

A CDL Concórdia está à disposição dos associados para esclarecimentos. Ligue (49) 34420238.

Veja os decretos:

Fonte: Assessoria de Comunicação e Jurídica CDL