Trânsito no calçadão deve ser interrompido na sexta-feira

20/01/2020

A empresa Ecolux Engenharia e Iluminação, de Florianópolis, já fez as primeiras intervenções na obra de revitalização do calçadão da rua do Comércio. Alguns bancos, canteiros e plantas já foram retirados. O assessor de Planejamento da Prefeitura de Concórdia, Daniel Faganello, diz que nos próximos dias a Celesc fará a poda as árvores para que em seguida a empresa coloque os tapumes para iniciar as obras. Segundo Faganello, na sexta-feira (24/01), o trânsito de veículos no cruzamento das ruas do Comércio e Getúlio Vargas já será interrompido.

O investimento da Prefeitura de Concórdia na revitalização do calçadão será em torno de R$ 4 milhões. Parte do dinheiro, cerca de R$1,9 milhão, é financiada pelo programa Avançar Cidades. O restante, R$1,7 milhão, tem origem na taxa que é cobrada pela Contribuição para Custeio de Iluminação Pública e mais R$ 400 mil são recursos próprios do governo municipal.

A proposta do projeto é reduzir a circulação de veículos no calçadão e melhorar o ambiente para os pedestres. A calçada e a rua serão niveladas, haverá mais espaços de alimentação e locais para as pessoas sentarem. A iluminação vai ser modernizada, as árvores substituídas, as pedras trocadas por lajotas e não haverá mais espaços para estacionamentos de carros. O que está previsto são alguns pontos de parada.

Os atuais quiosques serão retirados. Uma nova estrutura será construída onde atualmente fica a pista de ligação entre a rua do Comércio e a Anita Garibaldi e travessa Antônio Brunetto.

Outra novidade é que no cruzamento entre as ruas Dr. Maruri e o Largo Rio Branco, próximo à Rua Coberta, haverá uma faixa elevada. A modernização do calçadão também vai contemplar jardins com drenagem sustentável para absorver a água da chuva ou retardar o escoamento. Os trabalhos que iniciaram em janeiro deverão ser finalizados até setembro deste ano.

Fonte: Rádio Aliança AM