Obra de revitalização do calçadão foi tema de reunião com empresários

09/01/2020

A Prefeitura de Concórdia e CDL Concórdia reuniram no final da tarde de ontem (08/01), no auditório do Centro Cultural empresários ligados diretamente ao projeto de revitalização do Calçadão.

O objetivo do encontro com os empresários responsáveis pelos estabelecimentos que serão beneficiados com o término do projeto teve como foco passar orientações sobre o cronograma da obra, os prazos, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões. No total serão 165 unidades alcançadas, entre moradias familiares e estabelecimentos comerciais impactados pela obra, todos serão visitados e informados sobre o andamento dos trabalhos.

O prefeito, Rogério Pacheco, destacou que sim toda obra tem transtornos, mas que o principal intuito do poder público é amenizar os impactos no período de execução. “Será uma grande intervenção. Porém a equipe técnica analisou cada detalhe e estamos trabalhando em conjunto para concluirmos de maneira assertiva essa que será uma importante obra e que sim beneficiará toda a população. Concórdia é uma cidade em evidência e através deste projeto arquitetônico moderno e voltado para a acessibilidade vamos valorizar ainda mais a área central”.

Para o presidente da entidade, Rogério Cecchin, toda obra tem percalços ainda mais em um projeto desta plenitude, mas que com esse planejamento e alinhamento do poder público os desconfortos serão superados e após o resultado final trará muitos benefícios aos moradores e é claro ao comércio que ficará mais bonito para receber os consumidores. “Concórdia merece essa revitalização, todos vão ganhar com a mudança o projeto é incrível, moderno e proporcionará lazer, acessibilidade e conforto para as pessoas. Como entidade vamos acompanhar o andamento da obra como forma de ajudarmos as empresas associadas situadas nas áreas centrais e também estamos elaborando uma campanha de valorização do calçadão”.

A assinatura da ordem de serviços com a empresa vencedora do processo licitatório para a execução da obra de revitalização de parte da Rua do Comércio, o Calçadão, Ecolux Engenharia e Iluminação Ltda, de Florianópolis, deve ocorrer na sexta-feira (10), e em 10 dias os trabalhos devem começar com a retirada da vegetação e dos mobiliários urbanos.

Serão colocados tapumes visando a segurança de todos e posterior iniciam as escavações, a obra de energia elétrica subterrânea essa será realiza em paralelo. O fluxo de pedestres será mantido, assim como o atendimento nas lojas e empresas. Sobre o andamento de carga e descarga em característico nas lojas com grandes volumes os trabalhos serão ajustados no período.

O valor oferecido foi de R$4.007.889,87 milhões e a obra tem o prazo de nove meses para conclusão. O novo calçadão deverá beneficiar toda comunidade, assim como foi a obra da Rua Coberta. O projeto arquitetônico que levou cerca de oito meses para ser finalizado terá ciclovia, novos espaços de convivência, vegetação e substituição dos quiosques.

Parte do valor do projeto está sendo financiado pela Caixa Econômica Federal, pelo programa Avançar Cidades, na categoria Mobilidade Urbana, total de R$1,8 milhão. O restante é proveniente da COSIP (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública).

Confira o vídeo e entenda como ficará lindo o Calçadão de Concórdia: