CDL Concórdia lança programa preparatório para presidentes e diretores

21/11/2019

Atenta as necessidades do movimento empresarial à CDL Concórdia lançou na noite de ontem (20/11), na Co-House o Programa de Workshops Preparatórios para futuros Presidentes e Diretores. A ideia é contribuir na formação dos empreendedores que se identificam com a liderança da entidade.

O 1º Módulo teve como direcionamento o movimento cedelista em Santa Catarina e no país, assim como os parâmetros que norteiam o trabalho dos dirigentes desde a decisão de se tornar presidente até a sucessão do cargo.

Para falar sobre esses aspectos o convidado foi o então empresário, Ademir Ruschel, que possui vasto conhecimento no movimento. Ruschel já foi presidente da CDL Joaçaba e por 10 anos atuou como gerente geral da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC).

Ruschel iniciou a conversa falando sobre o poder do associativismo. “É o associativismo que engradece o varejo e o empreendedorismo, a partir do esforço comum para a concretização do bem comum somos capazes de ir mais longe. A união de esforços continua sendo o caminho para o sucesso, quando trabalhamos juntos os resultados são outros. Não basta se associar é preciso se fazer presente. Então a importância de conhecer bem a entidade”.

“Eu venho com objetivo de motivá-los, trazer muita informação pela vivência que tive ao longo dos anos, estive em todos os tipos de CDLs observando o comportamento das pessoas. E notamos em alguns lugares como Concórdia a facilidade e empenho em estimular rapidamente novas lideranças, mas eles precisam estar preparados para assumir o desafio de conduzir entidades fortes como é o caso daqui”, afirma Ruschel.

O idealizador do programa o gestor da CDL Concórdia com 33 anos de movimento, Valmir José da Costa, também enfatiza a importância do treinamento. “Analisando o sistema entendemos como necessária essa capacitação dos futuros líderes. Serão repassadas ao longo de cinco encontros informações valiosas em diferentes áreas como jurídica, de gestão, financeira e contabilidade. Um bom líder precisa conhecer a fundo a sua entidade. Esperamos com o programa criar uma base sólida para gerarmos melhores resultados em exclusivo para os associados razão da existência das CDLs”.

O objetivo é de desenvolver o potencial humano e as competências de liderança, além de gerar maior engajamento e ajudar na construção de estratégias que sejam viáveis e promissoras para a entidade a curto, médio e longo prazo. “O compromisso de ser presidente e dar andamento às demandas da entidade e da classe lojista e empresarial deve ser analisado com atenção, estar presidente de uma entidade como essa requer mesmo preparação, bagagem e absorção de conhecimento. Muito importante esse workshop com uma pessoa tão experiente como o Ademir, ouvir as suas declarações e experiências nos traz outra visão da CDL e quanto podemos melhorar como líderes”, finaliza o vice-presidente da entidade, Gabriel Sabino.

Confira as fotos e assista a matéria em vídeo: