Empresas de Concórdia lançam Black Friday 2019

31/10/2019

A CDL Concórdia promoveu na manhã de quinta-feira (31/10) no auditório do Centro Cultural a Black Café. O encontro teve como objetivo apresentar o formato da campanha de 2019 e reuniu empresários e colaboradores, membros da diretoria atual e imprensa local.

Segundo o presidente da entidade, Rogério Cecchin, o evento planejado com muito carinho pelo time interno e diretores busca organizar a classe lojista e empresarial para a realização da campanha que surgiu nos Estados Unidos e aos poucos ganhou força no Brasil a Black Friday. “Estamos otimistas com a edição de 2019 e acreditamos em grande envolvimento das empresas associadas. Esse momento também amplia as possibilidades das empresas dos diferentes setores de realizarem juntos uma grande promoção em novembro, mês que inclusive antecede o melhor período de negócios o Natal e vendas de fim de ano. A popularidade da Black aumenta o otimismo dos empresários que receberam muito bem a ideia ”.

O diretor de campanha de vendas, Marcos Menegat, confirma o bom momento para a promoção de uma campanha maior com a participação da entidade. “O momento econômico é favorável, o consumidor está mais otimista e as vendas em exclusivo do varejo devem superar os níveis de 2018 apontam várias pesquisas. A Black é o momento em que o consumidor está pronto e preparado para comprar mais barato e adquirir produtos e serviços de desejo”.

Para aproveitar melhor a data que acontece sempre na última sexta-feira de novembro neste ano no dia 29 a entidade preparou um Manual da Black com orientações aos lojistas/empresários que aderirem a campanha, assim como diversas peças de publicidade e divulgação que estarão disponíveis no site da entidade. No dia as empresas estarão atendendo até mais tarde às 22h e para envolver e chamar a atenção dos consumidores a CDL Concórdia estará organizando uma ação para o período da noite com o foco nas crianças e famílias.

A diretora de marketing e inovação, Débora Schneider, fala sobre o surgimento da data e como ela apareceu no país. Débora também enfatiza que segundo levantamentos 2019 será o ano que o número de compradores em lojas físicas deve se igualar ao varejo virtual devido à presença dos consumidores multicanais aqueles que fazem compras nos dois ambientes. “O momento é de grandes expectativas pois pela primeira vez o físico e virtual andam juntos. Essa pesquisa realizada pelo Google de que as vendas online devem empatar com o físico é um ótimo sinal de que essa Black deve superar todas já promovidas desde o início lá em 2010 e 2011”.

Outro dado interessante é sobre a intenção de compra por diferentes segmentos, não apenas os voltados à moda, mas ainda de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de decoração, brinquedos, livros, beleza e construção civil. “Com promoções que devem chegar até 50%, a 6ª edição em Concórdia será a maior de todas, o que nós buscamos com esse café foi de mostrar aos empresários que todos podem participar e que a entidade entende a importância da organização do movimento. Prestadores de serviços da mesma forma podem aproveitar a Black”, salienta o também diretor da pasta de campanhas, Vanderlei Dal Zot.

“A campanha será a ocasião oportuna para ampliar resultados de vendas, conquistar novos clientes, reforçar o relacionamento com esse novo consumidor que tem um perfil cada vez mais exigente e ainda fortalecer a sua marca. A Black já faz parte da lista das cinco maiores datas comemorativas brasileiras e por aqui por meio da entidade deverá ser incrível”, acredita a diretora.

De todas as informações repassadas, no entanto, uma das mais importantes diz respeito aos descontos que devem ser reais. “O brasileiro está atento às promoções, e em diversos casos pesquisa então empresários e lojistas devem ficar atentos pois os órgãos de defesa do consumidor intensificarão as fiscalizações em relação as ofertas divulgadas, conforme já ocorrido em edições passadas. A Black deve ser sinônimo de descontos de verdade”, reforça o assessor jurídico da entidade, Eduardo Boita.

Em muitas cidades a Black representa a abertura da temporada de vendas para o Natal. Na sexta-feira conhecida como negra os estabelecimentos participantes da campanha estarão juntos oferecendo grandes descontos, saldões, liquidações, queima de estoque ou limpa tudo e assim esperam vender muito e começar bem o período de maior movimento para o varejo.

As empresas interessadas em participar da campanha que é sem custos para os associados da CDL Concórdia que não estiveram presentes no café serão orientados sobre o preenchimento do Termo de Adesão através do WhatsCDL, após a confirmação o material impresso deve ser retirado na sede da entidade.