CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC
CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC

Responsabilidade Social

Concórdia Saudável: entidade esteve representada no evento

24/10/2016

Como forma de promover a prevenção e conscientização das pessoas referente ao câncer de mama e de próstata a CDL Concórdia em parceria com a Unimed Concórdia e O Boticário estiveram participando no sábado (22/10), de mais uma edição do Programa Concórdia Saudável na Rua Coberta. Outubro é o mês rosa e em novembro o foco serão os homens com a campanha Novembro Azul.

Durante o evento foram oferecidas diversas atividades para as mulheres, homens e crianças tudo com o foco nos cuidados com a saúde. Segundo a diretora social e eventos, Sueli Solenta, a ideia é intensificar as informações e assim levar orientações pertinentes a população. “Acreditamos nas campanhas para diminuirmos os índices de casos das duas doenças que infelizmente acometem milhares de homens e mulheres todos os anos no Brasil”.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população).

A previsão do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é de que em 2016 ocorram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. Esse é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama também pode afetar homens, embora os casos sejam considerados raros.

A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento. Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do Inca e do Ministério da Saúde. No entanto, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.

Fonte: Jornalista Responsável: Fabiana Passarin – ASCOM CDL Concórdia