Responsabilidade Social

Quem pensa, se previne!

03/10/2016

Outubro Rosa e Novembro Azul: É hora de fazer o Exame!
Conheça a nova Campanha desenvolvida pela CDL Concórdia e Unimed Concórdia.

A CDL Concórdia uma das entidades de classe empresarial mais representativas do oeste e meio-oeste catarinense também trabalha com a preocupação na Responsabilidade Social e Ambiental. Todos os anos em parceria com a Unimed Concórdia a entidade desenvolve as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Em 2016 com a ideia de envolver ainda mais seus associados, colaboradores, parceiros e a comunidade a entidade e a cooperativa de saúde criaram uma Campanha diferente voltada para as duas causas. A finalidade é trabalhar de maneira mais intensificada a prevenção do câncer de mama e de próstata durante os dois meses.

Nos próximos 59 dias a CDL Concórdia trará motivos para que você lojista e empresário associado ou não desta entidade faça parte desta Campanha Social de conscientização e que além disso nos ajude a divulgar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce destas duas doenças que infelizmente acometem anualmente milhares de pessoas.

Para impulsionar a Campanha diversas estratégias de divulgação:

Adesivos: lojistas e estabelecimentos comerciais estarão recebendo no decorrer dos dias um adesivo de conscientização para que seja fixado nas vitrines.

Redes Sociais: uma ampla campanha também está sendo desenvolvida nos diferentes canais de comunicação da entidade, visando atingir um número expressivo de pessoas. A Campanha online da mesma forma conta com o apoio da dupla sertaneja reconhecida nacionalmente Simone e Simaria que apoiam a Campanha.

Outdoor/ jornais/ revistas: no decorrer dos próximos meses diversos anúncios serão publicados em veículos impressos.
Programação: no dia 22 de outubro na Rua Coberta a entidade estará participando da ação Outubro Rosa e Novembro Azul com diversas atividades de prevenção.

Ampliar o debate e falar sobre o tema é de extrema importância diante dos números da doença. Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 mil casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Em relação ao câncer de próstata, no país é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Dica: A maioria dos estabelecimentos comerciais decora suas vitrines e lojas com motivos da mesma cor ao longo do mês, além de incentivar a decoração de prédios públicos, fachadas e monumentos. Para auxiliar o lojista, a FCDL/SC apresenta uma dica para iluminar o ambiente, sem precisar trocar as lâmpadas ou a instalação elétrica. Basta colocar uma tela rosa com uma “gelatina cenográfica” sobre o refletor e posicioná-lo, em seguida, em direção à fachada do estabelecimento ou da CDL.

Anexo:
Cartilha criada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer). Com o tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, o objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

Fonte: ASCOM CDL