Responsabilidade Social

Recicla CDL: campanha coleta 3 toneladas de lixo eletrônico

10/07/2016

Quem nunca teve dúvida sobre como e onde descartar o lixo eletrônico? Pensando em atender essa necessidade a CDL Concórdia promoveu no último fim de semana mais uma edição da Campanha Recicla CDL. Projeto criado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e desenvolvido em parceria com as entidades.

A campanha que visa recolher todo descarte de equipamentos eletroeletrônicos com defeito ou obsoletos, como monitores, teclados, celulares, baterias, computadores, câmeras, impressoras, televisores, rádios, entre outros coletou no sábado, dia 9, em ação realizada na Rua Coberta, cerca de 3 toneladas de equipamentos.

De acordo com a professora, Maria Fátima Port, quando ficou sabendo da campanha tratou de buscar aquelas pilhas velhas esquecidas na gaveta e deu um jeito de trazer a televisão que nunca concertou e estava ocupando espaço lá no canto da sala. “Na verdade, a televisão estragada na sala estava incomodando há muito tempo, principalmente na hora da limpeza, mas com a campanha fico mais tranquila de descartar ela no lugar certo e ainda resolver o meu problema”.

O destino correto destes produtos que podem danificar o meio ambiente é a preocupação da entidade, assim como do presidente, Moacir Zat, que esteve acompanhando de perto a coleta. “É uma ação simples, porém de grande importância para a preservação da natureza. Queremos ampliar a ideia e desenvolver mais uma etapa neste ano, envolvendo mais as empresas associadas, além da comunidade”. Os equipamentos eletrônicos possuem substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde como mercúrio, chumbo e o cádmio um metal tóxico. Os aparelhos coletados pela empresa Alpha Lixo Digital de Joaçaba terão o destino correto.

O aposentado, Valdecir Moreira, ouviu o apelo na rádio e trouxe aquele DVD que por meses está rolando pela casa. “Quando um aparelho fica com defeito acabamos deixando de lado e esperando o dia em que ele terá serventia novamente, mas isso nunca acontece. Agora que eu sei que mais no final do ano terá outra campanha quero aproveitar e fazer aquela limpeza geral em casa e trazer tudo de uma vez”.

Com o elevado uso destes aparelhos eletrônicos, esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental, principalmente quando não descartado em locais adequados. Por isso, a ideia da entidade é promover em novembro mais uma edição do Recicla CDL em Concórdia.

As fotos da Campanha estão disponíveis em Galeria de Fotos: