Responsabilidade Social

Circuito Rosa: último sábado foi marcado por ações de prevenção

13/10/2015

Para marcar a Campanha Outubro Rosa que tem como finalidade promover a prevenção, cura e conscientização sobre o Câncer de Mama e doenças relacionadas à saúde da mulher, a CDL Concórdia, Unimed Concórdia e Clínica Bernardi em parceria com as empresas, O Boticário, Lojas Alfana, Armazém Natural, Faz Bem Produtos Naturais, Espaço Maitri Medicina Indiana e Projeto Lucas participaram no último sábado, dia 10, na Rua Coberta do Circuito Rosa. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal e Coordenadoria da Mulher em parceria com entidades, associações, instituições e empresas do município.

Em apoio a Campanha durante todo o dia foram desenvolvidas diversas atividades de bem-estar, saúde e beleza para as mulheres, assim como um cronograma voltado para a diversão das crianças e jovens. No espaço organizado através das parcerias, corte de cabelo, unha, maquiagem, nutricionista, orientações com os médicos, jogos educativos, dicas de alimentação, medicina alternativa e orientação de moda e estilo atraíram centenas de pessoas.

De acordo com a diretora social e eventos da CDL Concórdia, Sueli Solenta, o interesse da entidade não é apenas promover o comércio e as empresas associadas, mas também gerar conhecimento e qualidade de vida por meio da Responsabilidade Social. “Acreditamos no papel transformador que as pessoas exercem em especial diante de uma grande causa como essa. Infelizmente o Câncer de Mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil”, enfatizou.

A diretora de SPC, Maritania Lorenzetti Gomes, da mesma forma destacou a pertinência do envolvimento da comunidade nesta luta. “Essa é uma campanha mundial que aos poucos vem ganhando força no nosso município. Ao lado da Unimed e Clínica Bernardi estamos disseminando informações e gerando assim maior conscientização sobre a importância dos cuidados com à saúde da mulher não apenas no mês rosa mas o ano inteiro”.

O Câncer de Mama é o tipo mais frequente entre as mulheres. Para o oncologista da Clínica Bernardi, Dr. Luis Bernardi, mesmo assim essa é uma doença extremamente curável se detectada precocemente. “Toda mulher a partir dos 40 anos de idade ou antes com histórico familiar deve procurar um médico e fazer a mamografia. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado em tempo. Acima desta idade cresce sua incidência, mas de modo geral a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estimulo a fatores protetores”, explicou.

De acordo com o médico cooperado da Unimed e responsável pelo setor da Medicina Preventiva, Dr. Luciano Tretin, não é fácil encarrar uma doença como essa. “O diagnóstico positivo é uma fase muito difícil, mas para combater a doença é necessário confiança em todos os profissionais que estão cuidando desta paciente. O autoexame é importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Mas vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele”, pontuou.

Acompanhe os melhores momentos na TV CDL Concórdia e confira as fotos na Fan Page @CDLConcórdia.

Fonte: Fabiana Passarin - ASCOM CDL Concórdia