Responsabilidade Social

Recicla CDL: mais de 4,5 toneladas de lixo eletrônico coletados em Concórdia

08/09/2015

Descartados de maneira incorreta os equipamentos eletrônicos ou lixo digital podem causar grandes danos para o solo e o lençol freático, impactando negativamente do mesmo modo na qualidade de vida das pessoas. Diante disso, pensando em minimizar esses impactos a Câmara de Dirigentes Lojistas de Concórdia (CDL), promoveu no último sábado, dia 5, na Rua Coberta mais uma edição da Campanha Recicla CDL uma iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC).

Nesta etapa foram coletados em Concórdia mais de 4,5 toneladas de lixo eletrônico. Foram entregues celulares, itens de informática, televisores, aparelhos antigos, pilhas, baterias, entre outros. A ação teve como principal finalidade dar o destino correto a esse material. “Ficamos satisfeitos com o envolvimento da população. A maioria das pessoas gostam de acompanhar a evolução tecnológica, mas não sabem o que fazer com os aparelhos fora de uso e aqui conseguimos coletar esses equipamentos e ainda levarmos conscientização aos concordienses”, comentou o presidente da CDL Concórdia, Moacir Zat, que inclusive esteve ajudando e acompanhando o processo de coleta.

A empresa que realizou o trabalho foi a Alpha Lixo Digital de Joaçaba. “O lixo eletrônico não pode ser descartado como lixo comum. Todos os materiais passam por uma triagem e o foco é o reaproveitamento”, disse a gerente da empresa, Marcia Souza.

A campanha da mesma forma promoveu a orientação em relação ao descarte correto destes equipamentos que muitas vezes ficam esquecidos em casa, ocupando espaço. “Os aparelhos velhos e sem utilidades podem ser reutilizados. Além da coleta buscamos levar informações pertinentes para a comunidade mostrando os impactos negativos do destino errado deste tipo em específico de lixo. Nossa intenção é promovermos semestralmente a Campanha no município”, comentou o suplente fiscal da entidade e responsável pelo projeto, Idemar Guizzo.

Para o agente de trânsito, Jeferson Ribeiro, o Recicla CDL é sempre uma excelente oportunidade já que na cidade não existem pontos fixos de coleta deste tipo de material, o que dificulta o descarte. “Todos os anos nos deparamos com muitos equipamentos em desuso, que as vezes até incomodam e dificultam nosso cotidiano. Busco sempre participar e contribuir para o meio ambiente”.

Dados: De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade das Nações Unidas (UNU) até 2017 o volume anual de lixo eletrônico será de 65,4 milhões de toneladas, o equivalente a 200 edifícios como o Empire State de Nova York ou 11 construções como a Grande Pirâmide de Giza.

Fonte: Fabiana Passarin - ASCOM CDL Concórdia