CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC
CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC

Responsabilidade Social

Dia 5 de setembro participe do Recicla CDL

17/08/2015

Dar o destino correto ao lixo da cidade não é apenas responsabilidade do poder público, mas de toda comunidade. Por isso, todos os anos a CDL Concórdia promove o Recicla CDL com o foco no lixo eletrônico ou tecnológico. Você já percebeu com que velocidade as tecnologias são substituídas, em especial os telefones celulares e computadores. Quando substituímos uma tecnologia, para onde vão os equipamentos obsoletos? Pois é infelizmente grande parte destes equipamentos são descartados de maneira errada, prejudicando o meio ambiente. Com a finalidade de coletar e dar o destino correto para esses itens o Recicla CDL será realizado em Concórdia, no dia 5, de setembro, Sábado D das 8h às 15h na Rua Coberta.

O lixo eletrônico é prejudicial a natureza e o descarte irregular destes materiais, como pilhas e baterias gera danos ainda mais significativos. Desta forma, é preciso jogar fora esses resíduos em locais apropriados, como os pontos de coleta específicos, que darão a destinação correta ao material. “A maioria das pessoas não sabem os problemas que o descarte irregular pode trazer, esses equipamentos possuem metais pesados como chumbo, zinco, ferro, cobre e alumínio. Eles não são visíveis, mas estão lá, na composição dos eletrônicos. E isso, com o tempo, pode contaminar os lençóis freáticos”, comenta o suplente da entidade e responsável pelo projeto, Idemar Guizzo.

Para o presidente da CDL Concórdia, Moacir Zat, a campanha idealizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), também deve gerar maior conscientização da população, que em cada edição realiza a entrega de toneladas de equipamentos durante a ação. “Sabemos que isso é ainda um desafio, e a intenção é trazermos a população para perto do projeto, já que a Responsabilidade Ambiental também faz parte dos objetivos da entidade”.

Serão coletados calculadoras, computadores, celulares, brinquedos eletrônicos, videogames, carregadores, equipamentos gerais de informática, vídeo cassete, dvd, televisores, monitores, teclados, da linha branca micro-ondas, ar-condicionado, ventiladores, além de pilhas e baterias entre outros. “Todos estão convidados para participar, se você possui algum destes itens faça a sua parte e ajude o meio ambiente realizando sua entrega. Observe em sua casa ou no trabalho se você não possui um televisor antigo, pilhas e até celulares quebrados que não utiliza mais e que geralmente só ocupa espaço e venha até a Rua Coberta no próximo dia 5 de setembro”, destaca Zat.

Em 2014, no mundo foram produzidos cerca de 42 milhões de toneladas de lixo eletrônico, o documento intitulado Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Eletrônicos na América Latina, o Brasil perde a liderança na quantidade de resíduos de aparelhos econômicos e eletrônicos apenas para os Estados Unidos, produzindo no ano anterior a quantia de 1,4 milhão de toneladas.

Fonte: Fabiana Passarin - ASCOM CDL Concórdia