O movimento lojista e empresarial caminha na era da conectividade em que a palavra ordem é compartilhamento. Estamos vivendo um momento de inovação, de estruturação dos processos. Nunca foi tão importante a capacitação profissional para reestruturar o seu negócio seja de pequeno, médio ou grande porte.
As dificuldades econômicas enfrentadas nos últimos dois anos, sendo grande parte devido a uma forte crise política que abalou o desenvolvimento social e econômico do país teve papel primordial na mudança de postura dos empresários. Nunca se falou tanto em novas soluções de mercado, de relacionamento, novas experiências, associativismo e cooperação. Aprendemos que o importante não é desanimar é manter o foco e seguir em frente mesmo diante dos obstáculos que infelizmente são muitos para os empresários, altos impostos, taxas de juros abusivas e falta de incentivos fiscais.
Com tudo isso também aprendemos a nos mexer, fugir do tradicional, olhar diferente para as oportunidades e compreender que nada será mais como foi antigamente. O que era empreender em 1990, por exemplo, hoje é algo maior que necessita planejamento constante, visão de negócio e capacitação para minimizar problemas e alavancar os resultados.
2017 em particular nos mostrou mudanças drásticas na relação de consumo. As tecnologias e uso diário e agressivo das ferramentas digitais como as mídias sociais impactaram, além disso, as lojas e estabelecimentos físicos que necessitaram entender a relevância da conexão dos dois para o bom andamento do mercado.
Mas para construir esse novo trajeto devemos continuar apostando nas pessoas. Não existe cliente mais satisfeito do que o seu colaborador. Manter a lealdade de um consumidor é quase que uma maratona. Quando falamos em conhecer o perfil de um cliente pontuamos o relacionamento embasado no diálogo e nas novas experiências.