CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC

O SPC

A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito que é um banco de dados de nível nacional que tem como finalidade disponibilizar aos associados informações seguras para melhor análise do cliente no momento da concessão do crédito.

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), entidades privadas, são mantenedoras, que por intermédio da Rede Nacional de Informações Comerciais (Rede Renic), disponibilizam informações de SPC dos 27 estados do país.


FORMAS DE ACESSO

Telefone: (49) 3442 0238

Site: www.cdlconcordia.com.br

URA : (49) 3444 2780


MENU DE CONSULTAS

PESSOA FÍSICA

Opção 02: SPC Nacional - Esta opção traz Base SC – Alertas, Referenciais Comerciais e Inadimplência relativas a Crediário. Base SPCBrasil – Referenciais Comerciais e inadimplência relativas a crediários. Base da Serasa – PEFIN(Pendências Financeiras) dos Estados do PR, RS,RJ e SP.

Opção 03: SPC Senior- Base SC – Alerta, Referencias Comerciais e Inadimplência Relativas a Crediário. Base da Serasa – PEFIN( Pendência Financeira) de todos os estados da Federação e confirmação do CPF na Receita Federal on line.

Opção 12: Cheque Nacional – Esta opção trará informação da Base de SC, Alertas, Cheques Pré Datados, Referencias Comerciais e Cheques Devolvidos, Cadastro de Cheque sem fundos(CCF) do Banco Central, Base do SPC Brasil- Registros de cheque lojista, Base do Serasa - informações de Chequenet, Achei Recheque (Cheques Roubados, Sustados, Cancelados ou Extraviados E Cheques sem Fundos , Cadastrados pelo Varejo) e Confirmei.

Opção 62: SPC PLUS MASTER - Esta opção traz Base SC – Alertas, Referencias Comerciais, Inadimplência Relativas a Crediário, Cheques Pré-datado e Cheques Devolvidos, Cadastro de Cheques sem fundos(CCF) do Banco Central, Base SPCBrasil – Referencias Comerciais, Registros de Cheques e Crediário. Base da Serasa – PEFIN (Pendência Financeira) dos Estados do PR,RS,RJ e SP, Informações de Chequenet, Achei Recheque (Cheques Roubados), Sustados, Cancelados ou Extraviados e Cheques sem Fundos, cadastrados pelo varejo) e confirmei.

Opção 64: SPC PLUS SENIOR – Esta opção traz Base SC – Alertas, Referencias Comerciais, Inadimplências Relativas a Crediário, Cheuqes Pré datado e cheques devolvidos, cadastros de cheques sem fundo (CCF) do Banco Central. Base SPCBrasil – Referenciais Comerciais, registros e crediário, Base da Serasa - PEFIN (pendências Financeiras) dos estados do PR,RS,RJ e SP, informação de Chequenet, Achei Recheque(Cheques Roubados, sustados, cancelamentos ou extraviados e cheques sem fundos, cadastrados pelo varejo) Confirmei e Protesto, confirmação do CPF na Receita Federal on line.

Opção 91: CONFIRME TELEFONE – Esta opção trará informação do endereço através do número do telefone informado.

Opção 92: CONFIRME RG DE SC – Esta opção trará Base de SC, Confirmação do RG (CIASC).


PESSOA JURÍDICA

Opção 12: Cheque Nacional – Esta opção trará informação da Base de SC, Alertas, Cheques Pré Datados, Referencias Comerciais e Cheques Devolvidos, Cadastro de Cheque sem fundos(CCF) do Banco Central, Base do SPC Brasil- Registros de cheque lojista, Base do Serasa - informações de Chequenet, Achei Recheque (Cheques Roubados, Sustados, Cancelados ou Extraviados E Cheques sem Fundos , Cadastrados pelo Varejo) e Confirmei.

Opção 25: SPC Jurídica Pleno – Esta opção trará informação Base SPC, Alertas, Cheques Pré-Datado, Cheques Devolvidos, Referenciais Comerciais, Inadimplência Relativas a Crediário, Cadastro de Cheque sem Fundos(CCF)do Banco Central, Base do Serasa, Protestos, Chequenet, Achei Recheque Cheques Roubados, Sustados, Cancelados ou Extraviados, Cheques sem Fundos Cadastrados pelo Varejo e Confirmei.

Opção 26: SPC Jurídica Master – Esta opção trará informação Base SPC, Alertas, Cheques Pré-Datado, Cheques Devolvidos, Referenciais Comerciais, Inadimplência Relativas a Crediário, Cadastro de Cheque sem Fundos(CCF)do Banco Central, Base do Serasa, Protestos, Chequenet, Achei Recheque Cheques Roubados, Sustados, Cancelados ou Extraviados, Cheques sem Fundos Cadastrados pelo Varejo e Confirmei.Pefin (Pendência Financeira).

Opção 91: CONFIRME TELEFONE – Esta opção trará informação do endereço através do número do telefone informado.

Opção 94: CHECKAUTO SENIOR: Restrição Judicial, administrativa, tributária, reserva de domínio, suspeita de adulteração, documentos extraviados, roubados, restrição CRLV: decodificador de chassi, duplicidade de motor e resumo de consultas, histórico de furto e roubo e o veículo já foi ofertado em leilão, historio de Recall, quilometragem do veículo, data e município.


COMO CONSULTAR PELA INTERNET - Clique aqui

Para consulta pela internet acesse o site www.cdlconcordia.com.br ou www.concordia.cdl-sc.org.br.
Após clique em CONSULTA SPC.
Ao abrir a tela inicial, clique em ENTRAR. (Caso não apareça o botão "ENTRAR", será necessária a instalação do Flash Player. Depois de instalado, feche a internet e acesse novamente).
Após ter clicado em ENTRAR aparecerá a seguinte tela:



Nesta tela, coloque o seu Código de Operador e sua Senha, depois em ENTRAR.

OBS: A cada 90 dias haverá a necessidade de alterar a senha (SENHA EXPIRADA). Para isto, basta clicar em Alterar Senha, onde será necessário colocar uma nova senha com 6 dígitos, que pode ser de números ou letras (MAIUSCULAS), e confirmar a senha novamente.

O passo agora é escolher a opção de consulta a ser efetuada:

Opção 12: Cheque Nacional – Esta opção trará informação do Cheque CCF + Cheque Pré e Ref. Comerciais de SC + Outras Alíneas dos Bancos Conveniados com o SPC BRASIL + Cheque e Alertas do SPC BRASIL + Alertas de Fraudes.
Usada para consulta de Cheque, principalmente para PESSOA JURÍDICA. Basta colocar o nº. do CNPJ ou CPF, e digitar o número do CMC7.

Opção 62: SPC PLUS MASTER – Esta opção trará informação do SPC-SC, SPC-SC ALERTAS, SPC-SC CCF BACEN, SPC-SC CONTRA ORDENS, SPC-SC CHEQUE LOJISTA, SPC-SC CHEQUE PRÉ-DATADO, SPC-SC REF. COMERCIAIS, SPC-SC AÇÕES, SPC BRASIL, SPC BRASIL ALERTAS, SPC BRASIL CHEQUE.
Nesta opção você poderá consultar se o cliente possui restrição no SPC por lojas e se tiver cheques sem fundos. Para isto basta digitar o nº. do CPF + o nº. do CMC7, ou então basta clicar em “Não estou recebendo cheques”.

Opção 25: SPC Jurídica Pleno – Esta opção trará informação de SPC Nacional, protestos, ações, concordata, falências, pendências financeiras, CCF, SPC alertas, confirmação de CNPJ.

Opção 53: Concentre Junior – Esta opção trará informação do LIG-CRÉDITO SERASA + pendências financeiras e bancarias.
Esta opção é utilizada para descobrir se a empresa ou pessoa possui alguma restrição no SERASA ou alguma pendência financeira. Para efetuar a consulta basta digitar o CPF ou CNPJ e colocar o nome a ser consultado.

Após ter digitado o CPF ou CNPJ do cliente e preenchidos os demais dados, basta clicar em AVANÇAR.
A tela que aparecerá em seguida será a de cadastro do cliente, onde você poderá conferir alguns dados do cliente. Para prosseguir para a tela de consultas, basta clicar em AVANÇAR.

Atenção:

- Com o SAS-FX a tela de respostas aparece de forma expandida. Para ver somente algumas informações basta desmarcar as que você não deseja ver.

- Sempre que aparecer itens em vermelho, será porque este cliente está com alguma restrição em seu cadastro.

- A resposta dos clientes sem restrição irá aparecer em verde e amarelo nos itens descritos no RESUMO DAS OCORRÊNCIAS.

- Após ter analisado as respostas, para ir à tela inicial ou fazer outra consulta basta clicar em Avançar ou em Nova consulta.


Qualquer dúvida que houver, estamos à disposição:
Fone: (49) 3442 0238
E-mail: atendimento@cdlconcordia.com.br

COMO CONSULTAR PELA URA - Clique aqui

URA – UNIDADE DE RESPOSTA AUDÍVEL

Ligando para o telefone 3444-2780, o sistema ira lhe pedir a opção de Consulta.

Você devera digitar a OPÇÃO correspondente à informação que você deseja obter:

02 – Consulta Nacional – Cadastro de SPC + cheque lojista

12 – Cheque Brasil – Cheques Banco Central (sustado + roubado + extraviado + sem fundos) + cheque lojista

62 – Completa Máster - Cadastro de SPC + cheque lojista + cheques sem fundos.


DADOS NECESSÁRIOS NA OPÇÃO 02

Após ter digitado a opção de consulta, a URA ira lhe pedir:

- O Código de Associado seguido de *;

- A senha com seis dígitos;

- Digite os 11 números do CPF;

- Digite os dois números do código de área mais o número do telefone seguido de * ou somente * (se você quiser consultar o telefone informado pelo cliente basta digitar o DDD e o número do telefone seguido de *);

- Para obter a resposta via URA digite 3, via fax 5;

- A URA ira informar o número do CPF que você digitou. Para confirmar digite 3 para recusar digite 5.


Após escolhido a opção 3 (confirmação do CPF), a URA irá lhe informar a situação cadastral do cliente.


DADOS NECESSÁRIOS NA OPÇÃO 12 – Consulta de cheque Pessoa Física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ).

- O código de associado seguido de * ;

- A senha com seis dígitos;

- Para CPF digite 3 (Pessoa Física) e para CNPJ digite 5 (Pessoa Jurídica)

- Digite os 11 dígitos do CPF;

- Para incluir consulta OK digite os 2 números do código de área mas o número do telefone seguido de * ou somente *;

- Digite o código CMC7 (na barra inferior do cheque, semelhante a um código de barra, são 30 números);

- Informe a quantidade de cheques de 01 à 24 seguido de *;

- Para obter a resposta via URA digite 3, via fax 5;


A URA ira lhe informar:

A quantidade passagens no SPC local, nome da agência, cidade, telefone, endereço, número do CPF consultado, data de nascimento, nome do cliente consultado e a resposta da situação cadastral do cliente.


DADOS NECESSÁRIOS NA OPÇÃO 62 – SPC Plus Máster (SPC + Cheque)

- O código de associado seguido de *;

- A senha com seis dígitos;

- Digite os onze dígitos do CPF;

- Para incluir consulta OK digite os 2 números do código de área mais o número do telefone seguido de * ou somente * (se você quiser consultar o telefone informado pelo cliente basta digitar o DDD e o número do telefone seguido de *);

- Digite o código CMC7 ou *;

- Para obter a resposta via URA digite 3, via fax 5. Ela irá repetir o número do CPF que você digitou;

- Para confirmar digite 3 para recusar digite 5.


Aguarde a URA ira lhe informar:

Quantidade de passagens no SPC local e a resposta da situação cadastral do cliente.

COMO EFETUAR UM REGISTRO NO SPC - Clique aqui

Passos necessários para se efetuar um registro no SPC

Poderão ser registrados no SPC os documentos assinado pelo comprador, exemplo: nota fiscal, nota promissória, duplicata, boleto bancário, contrato, pedido assinado, orçamento aprovado e assinado entre outros, e os mesmos documentos assinado por terceiro, desde que haja, autorização por escrito e específica para a compra, assinada pelo responsável do terceiro.

Não poderão ser registrados cônjuge (esposo ou esposa) de devedor principal e do seu fiador ou avalista; aos diretores, sócios ou acionistas de pessoas jurídicas, salvo se houver documentação assinado por estes, em que os mesmos respondem solidariamente, e os inadimplentes de tributos e taxas de qualquer natureza, municipal, estadual ou federal.

PREENCHER O FORMULÁRIO DE REGISTRO COM OS SEGUINTES DADOS:

Pessoa Física

Dados do cliente:

Marque com um “X” PF no cabeçalho do formulário de registro.
Nome completo, data de nascimento, filiação (mãe e pai), endereço completo (rua, nº, complemento, bairro, cidade, CEP, Estado, CPF, RG).


Dados da compra:

Data da compra, data do vencimento da parcela, valor do débito, número do documento que originou a divida, a data do preenchimento do formulário de registro e marque com “X”, se o cliente é comprador ou fiador.

Após preenchido os dados colocar o código de associado da empresa junto à CDL e colocar o carimbo da empresa e a assinatura do responsável pelo registro.

Preencher os dados do protocolo de registro que esta logo abaixo do carimbo da empresa, sendo este o comprovante que a empresa enviou o registro para o SPC. Este será carimbado pelo SPC e devolvido para a empresa.


REGISTRO DE CHEQUE (CORRENTISTA)

Dados do cliente:

Nome completo, endereço completo ( rua, nº, complemento, bairro, cidade, CEP, Estado, CPF).

Dados do cheque:

Data da compra, data do vencimento do cheque, valor do cheque, número do cheque seguido do C3 e a data do preenchimento do formulário de registro, data da emissão do cheque, número do banco, número da agência, conta corrente, marque com “X” o campo comprador, marque com “X” a alínea de devolução do cheque.

Após preenchido os dados colocar o código de associado da empresa junto à CDL e colocar o carimbo da empresa e a assinatura do responsável pelo registro.

Preencher os dados do protocolo de registro que esta logo abaixo do carimbo da empresa, sendo este o comprovante que a empresa enviou o registro para o SPC. Este será carimbado pelo SPC e devolvido para a empresa.

Observação: No registro de cheque é indispensável o envio da copia frente e verso do cheque a ser registrado, não podendo a mesma ser copia de fax. O registro de cheque for pelo motivo 21. A empresa devera encaminhar juntamente o termo de responsabilidade (disponível no site da CDL – declaração alínea 21).


REGISTRO DE CHEQUE (ENDOSSANTE)

Dados do cliente:

Nome completo, data de nascimento, filiação (mãe e pai), endereço completo (rua, nº, complemento, bairro, cidade, CEP, Estado, CPF, RG).

Dados do cheque:

Data da compra, data do vencimento do cheque, valor do cheque, número do cheque seguido do C3 e a data do preenchimento do formulário de registro, data da emissão do cheque, número do banco, número da agência, conta corrente, marque com “X” o campo fiador, escrever o nome de quem é o correntista do cheque, marque com “X” a alínea de devolução do cheque.

Após preenchido os dados colocar o código de associado da empresa junto à CDL e colocar o carimbo da empresa e a assinatura do responsável pelo registro.

Preencher os dados do protocolo de registro que esta logo abaixo do carimbo da empresa, sendo este o comprovante que a empresa enviou o registro para o SPC. Este será carimbado pelo SPC e devolvido para a empresa.

Observação: No registro de cheque é indispensável o envio da copia frente e verso do cheque a ser registrado, não podendo a mesma ser copia de fax. O registro de cheque for pelo motivo 21. A empresa devera encaminhar juntamente o termo de responsabilidade (disponível no site da CDL – declaração alínea 21).

Pessoa Jurídica

Dados da empresa:

Marque com um “X” PJ no cabeçalho do formulário de registro. Nome da empresa, endereço completo (rua, nº, complemento, bairro, cidade, CEP, Estado, CNPJ).

Dados da compra:

Data da compra, data do vencimento da parcela, valor do débito, número do documento que originou a dívida, a data do preenchimento do formulário de registro e marque com “X”, no campo comprador.

Após preenchido os dados colocar o código de associado da empresa junto à CDL e colocar o carimbo da empresa e a assinatura do responsável pelo registro.

Preencher os dados do protocolo de registro que esta logo abaixo do carimbo da empresa, sendo este o comprovante que a empresa enviou o registro para o SPC. Este será carimbado pelo SPC e devolvido para a empresa.


REGISTRO DE CHEQUE (CORRENTISTA)

Dados do cliente:

Nome da empresa, endereço completo (rua, nº, complemento, bairro, cidade, CEP, Estado, CNPJ).

Dados do cheque:

Data da compra, data do vencimento do cheque, valor do cheque, número do cheque seguido do C3 e a data do preenchimento do formulário de registro, data da emissão do cheque, número do banco, número da agência, conta corrente, marque com “X” o campo comprador, marque com “X” a alínea de devolução do cheque.

Após preenchido os dados colocar o código de associado da empresa junto à CDL e colocar o carimbo da empresa e a assinatura do responsável pelo registro.

Preencher os dados do protocolo de registro que esta logo abaixo do carimbo da empresa, sendo este o comprovante que a empresa enviou o registro para o SPC. Este será carimbado pelo SPC e devolvido para a empresa.

Observação: No registro de cheque é indispensável o envio da copia frente e verso do cheque a ser registrado, não podendo a mesma ser copia de fax. O registro de cheque for pelo motivo 21. A empresa devera encaminhar juntamente o termo de responsabilidade (disponível no site da CDL – declaração alínea 21).

REGISTRO DE CHEQUE (ENDOSSANTE)

Dados do cliente:

Nome completo, data de nascimento, filiação (mãe e pai), endereço completo (rua, nº, complemento, bairro, cidade, CEP, Estado, CPF, RG).

Dados do cheque:

Data da compra, data do vencimento do cheque, valor do cheque, número do cheque seguido do C3 e a data do preenchimento do formulário de registro, data da emissão do cheque, número do banco, número da agência, conta corrente, marque com “X” o campo fiador. Escrever o nome da empresa correntista cheque à qual o cliente assinou no verso do cheque. Marque com “X” a alínea de devolução do cheque.

Após preenchido os dados colocar o código de associado da empresa junto à CDL e colocar o carimbo da empresa e a assinatura do responsável pelo registro.

Preencher os dados do protocolo de registro que esta logo abaixo do carimbo da empresa, sendo este o comprovante que a empresa enviou o registro para o SPC. Este será carimbado pelo SPC e devolvido para a empresa.

Observação: No registro de cheque é indispensável o envio da copia frente e verso do cheque a ser registrado, não podendo a mesma ser copia de fax. O registro de cheque for pelo motivo 21. A empresa devera encaminhar juntamente o termo de responsabilidade (disponível no site da CDL – declaração alínea 21).

IMPORTANTE: O prazo mínimo de registro é de 15 dias e aconselhável no máximo de 90 dias após o vencimento do débito. Passado este prazo o registro estará sujeito a cobrança de multa. O registro fica oculto no sistema por 10 dias, prazo este para que o cliente seja comunicado da inclusão do nome no SPC.


COMO FAZER UM CANCELAMENTO DE REGISTRO

No comunicado de cancelamento deverá ser preenchido (nome, data nascimento, valor do débito que foi registrado, CPF do cliente registrado) e encaminhado ao SPC após o cliente ter efetuado o pagamento do débito registrado no prazo de 24 horas.


COMO FAZER REGISTROS PELA INTERNET - Clique aqui

Acesse o site www.cdlconcordia.com.br .

- Clique em Consulta SPC;

- Clique em Entrar;

- Entre com o nº. do Operador e Senha.

A primeira tela que aparecera será a de consultas. Para ir para a tela de Registros e Cancelamentos, basta clicar em Menu – Registros - Registro/Cancelamentos.


REGISTROS DE SPC

- Clique em SPC;

- Digite o CPF do cliente, preencha o CEP da cidade e clique em Continuar ou pressione ENTER. Depois de pressionado ENTER abrirá a tela de homônimos, onde aparecera o nome do cliente do CPF digitado. Confira no caso de haver mais de um nome na tela de homônimos e selecione o que cliente que corresponde ao que você deseja registrar e clique em CONTINUAR.

Abrirá a tela de Dados Cadastrais. Só poderá ser alterado o endereço do cliente e acrescentado os números de documentos ainda não incluídos e clique em AVANÇAR ou pressione ENTER.

- Em seguida, serão preenchidos os dados referentes a dívida do cliente.

-Motivo – Identificar se o mesmo é comprador – avalista – fiador – endossante.

- Data da Compra – Dia em que foi efetuada a venda para o cliente.

- Vencimento: vencimento da parcela em atraso a ser registrada.

- Valor: valor do débito em atraso sem juros e sem correção monetária.

- Contrato: n°. da nota fiscal que originou o débito. No caso de promissória preencher como NP e de duplicata como duplicata ou boleto ou pedido (desde que assinado pelo comprador). Após ter lançado dos dados clique em AVANÇAR.


Observação: o prazo normal para se efetuar o registro é de no mínimo 15 dias e no máximo 90 dias. Após este prazo o registro poder ser feito preenchendo a opção de registro com multa, que será debitado automaticamente na fatura da empresa.


REGISTRO DE CHEQUE

- Clique em Cheque

- Os passos seguintes são semelhantes ao Registro de SPC até chegar aos dados referentes ao débito do cliente (no caso de cheque é obrigatório o endereço completo do cliente e o cheque ter voltado pelos motivos 12, 13, 14 e 21).

- Preenchimento referente aos dados do cheque a ser registrado:

Banco, agência, conta (conta corrente), data de emissão (dia que foi expedido o cheque), motivo (alínea que foi devolvido o cheque pelo Banco), cheque (nº. do cheque + C3), valor (valor do cheque a ser registrado sem juros e sem correção monetária).

- Após clique em AVANÇAR.


Observação: O cheque poderá ser feito imediatamente após os carimbos passíveis de registro.

COMO FAZER UM CANCELAMENTO PELA INTERNET

CANCELAMENTO DE SPC

-Dentro de Registros, clique em Cancelamentos e depois clique em SPC.

-Digite o CPF do cliente e clique em Avançar ou pressione ENTER. Depois de pressionado ENTER abrirá a tela de homônimos, onde aparecera o nome do cliente do CPF digitado. Confira no caso de haver mais de um nome na tela de homônimos e selecione o que cliente que corresponde ao que você deseja Cancelar e clique em CONTINUAR.

Aparecerá o Registro do cliente. Na frente há a opção para escolher por qual motivo deseja-se cancelar o cliente:


A – Estorno no dia: Usar quando feito o registro do cliente e precisar cancelar no mesmo dia. Com esta opção não saíra à carta.


D – Renegociação: Usada quando renegociada a divida do cliente com a empresa. Usar quando há possibilidade de futuro registro pela mesma data da compra usada no registro a ser cancelado.


E - Pagamento/Liquidação: Usada quando o cliente tiver pago todo o débito ou as parcelas que estavam em atraso.


CANCELAMENTO DE CHEQUE

- Clique em Cheque.

- O procedimento para Cancelamento de cheques é o mesmo que de cancelamento de cliente.


RELATÓRIOS DE REGISTROS

Para retirar o relatório de Registros basta clicar em Menu – Registros – Relatório de Registros e Cancelamentos – Registro de SPC ou Registro de Cheque (conforme o caso). Preencher a data desejada inicial e final. Os demais campos necessário já estão preenchidos. Preencher a Ordem de como será mostrado os registros (nome, sobrenome ou cronológica). Após clique em AVANÇAR.