Vendas de Natal de resultados positivos em Concórdia

26/12/2018

A data mais aguardada do ano pelo varejo e consumidores foi de bom movimento nos estabelecimentos de Concórdia. As vendas de Natal para este ano foram avaliadas positivamente pela CDL Concórdia e empresas associadas. O maior movimento foi no fim de semana. No domingo (23), lojas lotadas, assim como na segunda-feira (24), véspera de comemoração natalina. O Natal injeta anualmente R$53,5 bilhões na economia brasileira, em sua maioria, os familiares são os mais presenteados, principalmente os filhos.

A gerente da Pimenta Dourada especializada em acessórios e artigos de beleza Adriana de Camargo diz ter encerrado o período com bons resultados. “Movimento constante no horário estendido, principalmente da sexta-feira até na véspera. No topo da lista dos presentes mais procurados destaque para os acessórios como brincos, colares e pulseiras. Igualmente tivemos grande procura pelo cartão presente e itens de menor valor”.

Na loja de departamentos Multi, a avaliação do gerente Leandro Kirsten foi de excelentes vendas em especial na linha de brinquedos. “Os pais e familiares não deixam de presentear os pequenos o tíquete médio foi de R$70. Movimento constante durante toda a semana, com foco nas vendas de sábado e na segunda, inclusive formando fila nos caixas e no pacote de até 20 pessoas. No domingo também boa procura e pesquisa de preços nos mais variados itens”.

Na loja Alana direcionada para o setor de calçados e vestuário a gerente Jaqueline dos Santos comenta que o movimento foi bom em todas as noites apesar da chuva nos primeiros três dias da semana. “Na lista dos itens mais desejados para presentear no Natal a coleção de verão com vestidos e shorts coloridos e cheios de estilo. Muitos clientes aproveitaram para garantir o look de fim de ano, apostando nas composições claras e nas peças brancas”.

Os artigos de beleza também despontaram na preferência dos consumidores. Segundo a empresária Cristiane Tomazoni a procura pelos presentes foi excelente, principalmente na véspera de Natal. “Encerramos o período com resultado expressivo em comparação com o ano anterior. Ênfase para os lançamentos da linha de perfumaria feminina e masculina, assim como os Kits para adultos e crianças. Acreditamos que a organização e preparação das equipes de atendimento para a semana de horário estendido fez a diferença no bom resultado das vendas nas lojas. O que observamos foi receptividade, novidades, promoções, vitrines decoradas e empolgação por parte dos empresários e dos colaboradores”.

Para o presidente da entidade, Heldemar Maciel, o bom desempenho é resultado da conjuntura econômica e política. “Felizmente estamos nos recuperando de um momento difícil em todos os aspectos. As vendas do comércio em diferentes datas cresceram em 2018 e esperamos que 2019 seja realmente de recuperação para todos os setores. Acreditamos sempre que não há crise diante do espírito natalino. Os concordienses saíram às compras neste Natal e devem continuar saindo para as festas de fim de ano. Ainda não falamos em números concretos pois teremos um levantamento posterior da Federação, mas analisamos a data como positiva confirmando o otimismo de crescimento nas vendas”.

Em relação à expectativa de vendas para as festas de fim de ano e noite de réveillon a entidade acredita em elevação das vendas nos supermercados, padarias e açougues. “Não é apenas o varejo que celebra a data, as empresas de produtos alimentícios também pois na lista da ceia não podem faltar o peru ou cheester, diferentes cortes suínos, lentilha, frutas, panetone, espumante, bebidas variadas e chocolates. Os itens típicos são os de maior saída, mas os demais da mesma forma têm procura”.

Os Dados do Serviço de Proteção ao Crédito SPC/CDL Concórdia do mesmo modo confirmam o otimismo apontando 28,24% de aumento nas informações repassadas no período de 15 a 24. “O indicador mostra que as vendas a crédito retomaram o crescimento, desde novembro deste ano. Os consumidores optaram pelo parcelamento das compras, diferente dos anos anteriores não foi apenas o pagamento em cartão ou à vista que ganhou espaço. As melhores condições de crédito, promoções diferenciadas, aliadas a campanha Show de Prêmios do Comércio de Concórdia R$150 mil em vale-compras com o último sorteio amanhã, a decoração e iluminação da cidade através da iniciativa da Prefeitura e os estabelecimentos com vitrines bonitas conquistaram os consumidores não apenas daqui como os visitantes”, finaliza Maciel.

Crédito das fotos: Julinho Gomes