Cresce intenção de contratar temporários em Concórdia e SC

13/11/2018

A intenção de contratar temporários no varejo catarinense para incrementar o atendimento aumentou 10 pontos percentuais, no comparativo com o mesmo período do ano passado. O levantamento, realizado pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), mostra que 38,9% preveem abrir vagas nesta temporada. No ano passado, 28,9% dos entrevistados apontavam que havia essa possibilidade entre os meses de dezembro e fevereiro, atendendo à demanda do Natal e do verão.

Em Concórdia, no Oeste catarinense, de acordo com avaliação da CDL Concórdia as empresas da região em característico do varejo acabam produzindo mais e aumentando a demanda por conta do fim de ano e férias, com isso tem aumentado a contratação de funcionários o que é excelente para a economia e o desenvolvimento. “Por enquanto, as vagas são temporárias, mas podem ser definitivas. Os talentosos sempre continuam, esse é um ótimo momento para os que estão em busca de uma colocação no mercado”, avalia o coordenador de campanha de vendas, Gabriel Sabino.

A expectativa de 2018 segue a projeção do ano anterior que foi de 100 novas contratações na cidade. Em dezembro com os horários estendidos o número deve aumentar. “Não são apenas os jovens que estão em busca de uma vaga, muitos adultos estão na fila devido ao cenário não favorável da nossa economia. As vagas começam a ser preenchidas em setembro e ganham força em outubro e novembro meses que antecedem a data mais importante do varejo que é o Natal e festas de fim de ano. Na lista dos segmentos que mais devem contratar ênfase sempre para o vestuário e supermercados”, explica Sabino.

Apesar de reforçar que os varejistas estão cada vez mais otimistas com as perspectivas para os últimos meses deste ano e a partir de 2019, ainda há cautela. Esta decisão está alinhada com o comportamento do consumidor, que aguarda recuperação econômica, ainda em ritmo lento. O resultado de vendas para o dia das crianças, que apontou crescimento de 3,49%, também contribui para consolidar esta percepção.

Outros 46,56% dos empresários não planejam contratar nos próximos meses, sendo que ainda há considerável parcela (14,5%) de indecisos. O levantamento foi realizado pela Federação junto aos seus associados com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo.

Confira o áudio da entrevista:

Confira o áudio: