Vendas de Natal crescem em Concórdia, aponta levantamento

29/12/2017

As vendas do comércio de Concórdia voltaram a crescer neste ano. Destaque para as compras dos presentes de Natal considerado o melhor período para o varejo brasileiro. Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), com 25 empresas consultadas Concórdia teve acréscimo de 3,15% em comparação com o ano anterior. 40% das empresas disseram que as vendas tiveram elevação de 0,01 até 10%.

O resultado foi um dos melhores nos últimos três anos. “Os números felizmente apontam para a recuperação do varejo. Estamos otimistas com a retomada da economia e esperamos um 2018 de ótimos negócios. 2016 e 2017 foi sim anos do recomeço e de adaptações para os empresários que tiveram que se reinventar e inovar nos processos. Acreditamos nessa tendência de crescimento. A melhora dos níveis de confiança do consumidor também deve impulsionar a economia”, disse o presidente da CDL Concórdia, Heldemar Maciel.

Os itens mais cobiçados foram vestuário com 55,56%, calçados 27,78%, seguido dos eletrodomésticos com 16,67%. O tíquete médio ficou em R$130,60. Quanto à forma de pagamento ênfase para o à vista e no a prazo no crediário com 36% cada, cartão de débito 24% e 4% no crédito. Ao serem questionados sobre a expectativa da economia em 2018 60% acreditam em melhoras.

No estado os resultados também confirmaram as previsões de elevação. Nos dias que antecederam a data mais importante para o comércio houve incremento de 2,9% - e os itens mais procurados pelos consumidores foram confecções, calçados, óculos, joias e relógios. O tíquete médio superou o previsto em recente consulta realizada pela Federação: R$187,83, enquanto era esperado um valor de R$ 172.

Ainda na avaliação de Maciel a queda nos juros e ampliação do crédito fizeram com que as pessoas não deixassem de presentear, seja com uma pequena lembrança ou com presentes de maior valor. “As promoções, liquidações e campanhas de prêmios ajudaram no bom desempenho, os consumidores estavam em busca do melhor produto e preço, assim como de benefícios para fechar a compra. A nossa campanha em especial dos 100 MIL em vales-compra com um grande evento de Natal da mesma forma ajudou a impulsionar os resultados”.

O levantamento foi realizado pela Federação com 400 empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior potencial de consumo. “Apesar de estarmos recuperando perdas de anos anteriores o otimismo toma conta do varejo, já que 51% dos empresários entrevistados apostam que 2018 será melhor para o comércio”, finalizou o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.