CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CONCÓRDIA - SC
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Como vender mais em datas comemorativas

20/09/2016

Vender mais é o desejo de qualquer lojista e, em época de retração econômica, esta pode não ser uma tarefa muito fácil. Ainda que o momento seja de cautela, tanto na compra quanto na venda, as datas comemorativas são o grande chamariz para que consumidores gastem um pouco além do planejado.

Seja para um presente de aniversário, Dia das Mães, Pais, Dia das Crianças ou Natal, datas marcadas no calendário nunca deixam a desejar quando o assunto é venda. Por isso, é importante não deixar esta excelente oportunidade fugir das suas mãos. O cenário não muito favorável não deixa mentir: é preciso aproveitar as datas comemorativas para chamar a atenção do consumidor e assim, fazer o comércio girar.

Mas aí você pergunta “Como fazer isso? Qual é a melhor estratégia para vender mais em datas especiais?” Assim como em qualquer situação na qual a atividade lojista esteja envolvida, é preciso, primeiramente, estudar seu público, seu produto e a sua modalidade de vendas. Você vende em ponto físico ou loja virtual? Vende por encomenda ou tem produtos disponíveis no estoque? Qual é o perfil do seu cliente? Costumam pagar à vista ou no cartão? Por mais que esses sejam detalhes que podem não fazer tanta diferença à primeira vista, saber como as pessoas pagam por seu produto pode influenciar muito na hora de vender. Imagine a seguinte situação: é Natal e você pensa em fazer uma grande promoção. Mas, e se a maioria dos seus clientes pagar a prazo, realmente vale a pena investir em grandes promoções e descontos?

Quer algumas ideias para otimizar suas vendas em períodos de datas comemorativas? Confira algumas dicas:

Conheça seu cliente
Antes de pensar em vender, seja qual for a data comemorativa, você precisa conhecer um pouco do seu cliente. Quais são seus gostos, o que ele gostaria de comprar ou o que ele jamais compraria? Fique atento à movimentação de pessoas na sua loja. Faça um breve estudo de quem elas são e o que buscam. Se possível, faça estudos de boca de caixa. As formas mais tradicionais, com um formulário impresso na hora de fechar a venda, ainda funcionam.

Conheça seu produto
Agora que você já conhece o perfil do seu consumidor, é necessário saber bem sobre os produtos que você vende. Imagine uma venda às vésperas do Dia das Mães, você precisa saber tudo sobre os produtos mais vendidos na época. Se você trabalha com eletrodomésticos, por exemplo, estude máquinas de lavar, microondas, geladeiras, etc. Você precisa conhecer todos os diferenciais e características de cada produto.

Treine seus colaboradores
É o proprietário ou gerente de um estabelecimento comercial? Em certas ocasiões, como datas comemorativas, sua equipe precisa estar altamente treinada e capacitada para receber um grande volume de clientes. Antes de dar início às chamadas ‘Operações de Venda’ – feitas em datas especiais em que o comércio tem uma movimentação enorme -, crie um manual de vendas ou dê algumas dicas de abordagem para os vendedores.

Esteja atento às particularidades de cada data
Outra dica para fazer com que as datas comemorativas sejam satisfatórias para as vendas na sua loja é conhecer bem o que cada uma das comemorações significa. Já pensou que você pode ter um produto no estoque que tem tudo a ver com uma determinada data, e você nem sabia? Busque referências e conheça as origens de cada uma. O Brasil é cheio de feriados regionais e datas comemorativas que podem ter muito apelo comercial.

Pense na logística e no estoque
Além de pensar nos produtos e no que oferecer, é importante que você realmente tenha os produtos em seu ponto de venda. Fique atento ao calendário anual de datas comemorativas e entre em contato com seus fornecedores com antecedência. Além de assegurar que você não terá problemas de entrega e estoque, firmar acordos com fornecedores com certa antecedência pode até trazer alguns descontos.

Lembre-se de datas alternativas
Por mais que certas datas tenham mais apelo do que outras, não esqueça que o mercado é feito para todos e que existe público para todas as ocasiões. Datas comemorativas como o Dia dos Avós e o Dia do Homem ainda não são muito exploradas pelo comércio de massa, mas são grandes oportunidades para testar promoções e atrair públicos específicos para a sua loja.

Além das datas citadas, outras oportunidades de venda podem surgir durante o ano, como o Mês do Cliente. Conheça a campanha que a gente criou e saiba mais sobre a data, clicando aqui.

Invista em comunicação
Não pense que os clientes vão aparecer em sua loja como mágica. Por mais que as datas comemorativas já estejam na mente do público, você precisa que sua loja seja lembrada na hora das compras. Invista em comunicação e faça sua promoção, condição especial de pagamento ou lançamento de produto ficar na cabeça do povo. Seja em mídia tradicional, como banners, rádio ou TV ou mídia digital, como anúncios no Facebook, você não pode ser esquecido.

Não esqueça do pós-venda
Relacionamento é muito importante. Mostre ao seu cliente que você se importa com ele e não apenas pensa na venda. Crie um cadastro de clientes e faça um acompanhamento pós-venda. Entre em contato, pelo menos uma vez, e veja se o produto satisfaz o cliente. Em casos de datas comemorativas, veja se o presente foi bem recebido, se há necessidade de troca, etc. Caso você tenha uma base de clientes muito grande, envie um e-mail automático com um formulário de satisfação. Todo mundo gosta de ser lembrado e quando o assunto envolve dinheiro, mais ainda.

Analise resultados de anos, campanhas e ações anteriores
Por fim, lembre-se de que tudo é uma questão de teste e adaptação. Analise os resultados de campanhas feitas anteriormente. Além de ter uma ideia da eficácia das ações tomadas na sua loja, você pode aprimorar sua estratégia de vendas e pensar em formas mais assertivas de atrair seu público e vender mais.

Fonte: FCDL-SC