Como vender mais e melhor

03/03/2016

Independentemente do ramo de atuação, se oferece produtos ou serviços, toda empresa vive de vendas e essa é uma das principais, se não a principal área de qualquer organização. Boas práticas e estratégias para conquistar e manter clientes tornam-se, com isso, ações primordiais para conseguir sucesso no mercado.

Nessa busca incessante pela fidelização do cliente, saber como vender diferencia profissionais medianos de grandes vendedores. Tornar um produto ou serviço o objeto de desejo do cliente é o desafio a ser alcançado por quem quer ter destaque e ganhar dinheiro nessa área.

Boas práticas de vendas

Cada venda tem sua característica, mas algumas atitudes durante o processo de negociação são possíveis em qualquer situação. Tratar o cliente com exclusividade, entender sua necessidade e dar a ele toda a atenção antes, durante e depois do fechamento de um negócio fazem parte de uma boa estratégia de negociação.

Com um mercado cada vez mais competitivo e empresas oferecendo opções tão parecidas, vai se destacar aquele que entender que o atendimento é o que diferencia uma organização da outra. A forma como recepciona, atende e dá manutenção a um cliente define se ele será passageiro ou alguém fiel não só à empresa, mas também ao profissional que o atendeu.

Bom humor é essencial

Além do tratamento especial, o bom humor e o entusiasmo são fatores importantes para vender mais e melhor. No entanto, uma alegria forjada é facilmente descoberta por qualquer pessoa. Expressão facial, gestos e até mesmo o tom da voz demonstram a naturalidade ou não de um profissional e, acredite, fingir uma situação é, muitas vezes, pior que agir com naturalidade num dia não tão bom.

Não adianta querer fugir, quem quer trabalhar com o público precisa realmente ter vocação para lidar com gente. Com essa habilidade e quando boas práticas são colocadas em ação, dificilmente um cliente escolherá pelo concorrente, até mesmo que ele tenha o preço um pouco mais atrativo. A criação de laços de confiança e empatia, atrelados ao bom atendimento e cuidado com as necessidades do cliente garantem fidelização e melhores vendas.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online